-
Arquitetos: CoDA Arquitetura
- Área: 125 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Julia Tótoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal apaixonado pela arquitetura de Brasília buscou o escritório para reformar seu primeiro apartamento, localizado em um prédio da década de 1980, dentro de umas superquadras do Plano Piloto da capital, área tombada pela sua herança modernista.
O edifício onde o apartamento se encontra foi projetado por Manoel Hermano, um dos principais arquitetos colaboradores do erguimento dos blocos de superquadra, e possui vários elementos da geração modernista brasileira – janelas em fita, cobogós e, claro, o uso de pilotis. O design do apartamento segue a paixão dos moradores pelo design moderno e contemporâneo, mesclando os dois e criando um espaço neutro e atemporal, sem perder detalhes impactantes. O projeto parte então, da valorização da vista do apartamento e de suas janelas amplas, e um ressalto dos cobogós, antes limitados por janelas pequenas. Toques de cor trazem o verde da vista de fora para dentro.
O uso do verde é pincelado pelo apartamento tanto na cozinha quanto nos banheiros. O branco, tão presente no projeto, ganha vida por meio do uso de novas texturas, como as pastilhas atlas que percorrem a cozinha e se estendem até a sala de estar. Os tons frios ganham contraste com o uso da madeira que percorre todos os cômodos, hora em abundância – com os painéis em compensado que formam a circulação do apartamento – hora de maneira mais discreta.
A enxuta paleta de cores é, então, enriquecida pelo jogo de texturas, desde o uso das pastilhinhas (uma referência aos revestimentos usados nos blocos de superquadra) até os ladrilhos hidráulicos que aparecem no banheiro.
A planta do apartamento sofreu mais alterações na incorporação da cozinha ao meio social – que pode também ser fechada, quando desejado, com o uso de portas em serralheria com folhas de vidro boreal e aramado, espelhando as janelas em fita e a porta de entrada originais do apartamento, sendo que essa última foi restaurada aos seus padrões originais pelo escritório. Além disso, as dependências de serviço foram reformuladas, e o banheiro da suíte foi expandido, permitindo ressaltar os cobogós, tornando-os elemento protagonista do ambiente.